Emmanuel Macron foi reeleito presidente da França neste domingo (24/04) com 58,54% dos votos válidos, segundo dados da autoridade eleitoral francesa com 100% das urnas apuradas. Sua rival, a candidata da direita radical Marine Le Pen, ficou com 41,46%. O resultado final traz uma margem maior do que apontavam as pesquisas de intenção de voto às vésperas da eleição, com Macron entre 53% a 57,5% e Le Pen, de 42,5% a 47%.

Analistas afirmam que, no segundo turno das eleições francesas, o mandatário, de perfil político centrista, se beneficiou mais do sentimento de rejeição de parte do eleitorado em relação à Le Pen, com votos destinados a barrar a chegada da direita radical ao poder, do que de uma real adesão às suas ideias e ao seu programa de governo.

O resultado deste pleito, no entanto, mostra que Le Pen cresceu em relação às eleições de 2017, quando Macron a venceu com 66% dos votos válidos — ela teve 33% naquele ano.

Em discurso logo após a divulgação das pesquisas de boca de urna, Macron agradeceu a todos que votaram nele e disse estar ciente de que parte das pessoas o escolheram não tanto por suas qualidades, mas para barrar o avanço da extrema direita no país.
Fonte: bb.com